Jacqueline Mary Du Pré (1945-1987) foi uma violoncelista britânica, conhecida como uma das maiores enterpretes do violoncelo. Ela é particularmente associada com o concerto para violoncelo de Elgar. Sua carreira foi curta por causa da esclerose múltipla, que a forçou a deixar os palcos aos 28 anos de idade.
Jacqueline nasceu em Oxford, Inglaterra. Aos quatro anos de idade, du Pré escutou o som do violoncelo no rádio e falou para sua mãe "eu quero um desse". Ela começou a receber lições de sua mãe, que compôs pequenas peças acompanhadas de ilustrações, posteriormente, ela começou a estudar na Escola de Violoncelo de Londres, aos cinco anos.
Em Março de 1961, aos dezesseis anos, du Pré fez sua estréia formal no Wigmore Hall em Londres. Ela fez sua estréia com concerto em 1962 no Royal festival Hall tocando o Concerto para Violoncelo de Elgar com a Orquestra Sinfônica BBC sob a regência de Rudolf Schuwarz. Du Pré tornou-se a favorita no Proms, aparecendo lá até o ano de 1969. Em 1965, aos vinte anos, du Pré gravou o concerto de Elgar com EMI, apresentando-se ao lado da Orquestra Sinfônica de Londres e Sir John Barbirolli que lhe trouxe reconhecimento internacional.
Du Pré tocava dois violoncelos Stradivarius, o instrumento de 1673 (atualmente chamado de Stradivarius du Pré) e o de 1712 Stradivarius Davidov. Ambos os instrumentos foram presentes de sua avó materna Ismena Holland. Ela apresentou-se com o Stradivarius de 1673 de 1961 até 1964, quando ela ganhou o Davidov. De 1969 até 1970 du Pré tocou um violoncelo Fancesco Goffrillere em 1970 ela adquiriu um instrumento moderno de Sergio Peresson.Jacquelina du Pré conheceu o pianista e maestro Daniel Barenboim no dia de ano novo em 1966. Rapidamente após o termino da Guerra dos Seis Dias, ela cancelou todas suas apresentações e eles voaram para Jerusalém. Ela converteu-se para o Judaísmo e eles casaram-se dia 15 de Junho de 1967 no Western Wall. O casamento deles trouxe uma das mais frutíferas relações na música.Em 1971 du Pré começou um irreversível declínio começando com a perda de sensibilidade dos seus dedos e em outras partes de seu corpo. Ela foi diagnosticada com esclerose múltipla em Outubro de 1973.
Du Pré morreu em Londres dia 19 de Outubro de 1987 aos quarenta e dois anos.
Seu último álbum foi as sonatas de Chopin e Franck, gravados em Dezembro de 1971. Em Janeiro de 1973 ela retomou suas apariçoes em concertos e fez uma turnê pela America do Norte. Seu último concerto em Londre aconteceu em Fevereiro de 1973 com Zubin Mehta e a Orquestra Nova Philarmonia.Sua última aparição em um concerto foi em Nova Iorque em Fevereiro de 1973 com Phinchas Zukerman e Leonard Berntein conduzindo a Filarmônica de Nova Iorque.
A Fundação Vuitton leiloou seu Stradivarius Davidov por um milhão de libras, sendo arrematado pelo, também violoncelista, Yo-Yo-Ma. A violoncelista russa Nina Kotova é a atual dona de seu Stradivarius 1673.
Nenhum comentário:
Postar um comentário