segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Yo-Yo Ma

  Yo-Yo Ma (Paris, 7 de outubro de 1955) é um musico norte-americano nascido na França, de origem chinesa, considerado um dos maiores violoncelistas da historia.

 Yo-Yo Ma nasceu na França numa família de origem chinesa com forte influencia musical. Sua mãe, era cantora, seu pai, maestro e compositor. Ma começou estudando violino e depois viola, antes de se interessar pelo violoncelo, instrumento que começou a manipular aos 4 anos de idade, com seu pai. Se primeiro concerto foi em Paris (1961), aos 6 anos de idade, depois sua família de mudou para Nova York.

 Ma era uma criança prodígio, tendo aparecido na televisão norte-americana com 8 anos de idade, em um concerto produzido por Leonard Bernstein. Ele entrou para a Juiliard School, e passou um semestre estudando na Universidade de Columbia antes de se matricular na Universidade de Harvard.

 Ele retorna França para tocar com a Orquestra Nacional da França e com a Orquestra de Paris, sob a direção de Myung-Whun Chung.

 Ma casou-se em 1978 com a violinista Jill Honos. Eles tem 2 filhos, Nicholas e Emily. Ele e sua irmã mais velha, Yeou-Cheng Ma coordenam um projeto chamado Children's Orchestra Society (COS) em Long Island, nos EUA.

 Seu principal instrumento de performance é o violoncelo Petúnia, feito por Domenico Montagnana em Veneza em 1733. Outro Violoncelo usado por Ma é o Stradivarius Davidov, tocado anteriormente por Jacqueline du Pré e arrematado por Ma pelo valor de um milhão de dólares, após a morte da antiga dona.

 Yo-Yo Ma é habitualmente citado pela crítica como o ''o mais omnívoro de todos os cellistas'' e de fato possui um repertorio muito mais eclético do que é esperado para um instrumentista erudito.Ma ja apresentou e gravou um sem-numero de peças de musica barroca e de outras escolas da música clássica, em instrumentos da época ou modernos. Compõem também seu repertorio pecas de música tradicional e popular, como por exemplo a trilha sonora do filme O tigre e o dragão, Tangos argentinos de Astor Piazzola, música brasileira, e a partitura minimalista de Philip Glass para Naqoyqatsi.

 Yo-Yo Ma habitualmente se mostrou aberto a formas musicais distintas da música erudita e clássica, como o Jazz e o Tango. Além disso, também costuma incorporar a seus trabalhos formas de musicalidade tradicionais e primitivas, quando, por exemplo, toca com membros da savanas do Kalahari na África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário